Postado em 12/03/2018 - Assistência Social
Conselho Tutelar, Prefeitura de Bonópolis, Escolas e Comunidade se unem para conscientização do combate de uso de Drogas.

O conselho tutelar de Bonópolis em parceria com o comando da policia militar local e de São Miguel do Araguaia, das escolas municipal e estadual, alunos, pais, funcionários, membros das igrejas e comunidade local, uniram para realizar um projeto que tem como objetivo o combate do uso de Drogas e amenizar a indisciplina escolar. Cotidianamente, chegam aos Conselhos Tutelares de todo Brasil situações emergenciais envolvendo crianças, adolescentes, suas famílias e o uso ou abuso de drogas, sendo ela a protagonista que, além de afetarem o funcionamento do cérebro, também causas outros males graves. O combate ao uso de drogas e uma questão de Saúde Pública e, por isso, devem ser tratadas de forma abrangente, com o apoio de todos. Teorias que tratam do problema da criança e do adolescente tóxicos dependentes entendem que a questão das drogas não deve restringir-se apenas ao aspecto clínico, mas principalmente ao aspecto social, ao meio ambiente, à família, a seus círculos sociais e às vulnerabilidades que eles têm por serem pessoas em desenvolvimento. Alguns fatores que podem levar os adolescentes ao uso de drogas e à dependência química são: curiosidade, pressão do grupo de amigos, necessidade de se identificar com o grupo e de estar inserida nele, desestruturação familiar, dificuldade para lidar com os problemas próprios da idade, para adquirir coragem ou desinibição para enfrentar situações novas, sentimento de invulnerabilidade (onipotência da adolescência), dificuldade ou vergonha de dizer não, desinformação, prazer causado pela droga e outros. A prevenção está a cargo dos programas do município, sabendo disso nossos gestores não mediu esforços e competência e deu apoio no projeto engajado pelos conselheiros tutelares da nossa cidade cujo tema é: “A UNIÃO E O DIÁLOGO SÃO AS ARMAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E O CONSUMO DE DROGAS.” Também sabendo que a repressão ao uso de drogas compete à polícia, eles entraram nesta mesma esfera, para conscientizar nossas crianças e jovens do perigo existente do uso das drogas. O projeto aconteceu no Colégio Macob Rodrigues Galvão, o evento aconteceu no período manhã e pela tarde, contou com o palestrante sargento Santo, participação dos pais, apresentação dos alunos e dinâmica envolvendo todos lá presentes, com premiação ofertada pelos conselheiros tutelares.

O conselho tutelar de Bonópolis deixou seus agradecimentos a todos que contribuíram para o acontecimento do projeto: Prefeitura Municipal por meio da secretaria de assistência social, secretaria da educação, sargento Santos, sargento Passos, escolas, na pessoa da diretora Nilza, e do diretor Emival, alunos, pais e comunidade local no geral.

“Vale ressaltar que a participação da família é fundamental no processo de conscientização do futuro de amanhã.”

Apoio: Prefeitura Municipal de Bonópolis